16 janeiro 2006

 

República Federativa do Brasil
João Sayad
16/01/2006

O projeto mínimo comum para o país é dado pelas condições mínimas de sobrevivência do Brasil: crescer para reduzir urgentemente o número de brasileiros deixados à margem da economia e da sociedade. Ainda que não haja solução para a distribuição de renda, crescer para recuperar a mobilidade social para cima que o país tinha 20 anos atrás.

Não se trata de projeto moral. Trata-se de reduzir literalmente o risco Brasil. É condição para o convívio pacífico entre brasileiros, para que possamos andar nas ruas sem medo, manter a democracia, evitar a eleição de salvadores da pátria e para que os brasileiros continuem vivendo no Brasil.

Como classificar a política de juros do Banco Central? Duas ou quatro pessoas impõem ao país todo, e contra a opinião da maioria dos tecnocratas, uma taxa de juros que diminui o crescimento modesto da economia. Gastam 6% do PIB com juros sem autorização legal ou orçamentária. E valorizam o real em 51%, recorde da América Latina. Não é decisão liberal. Nem democrática.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?