05 junho 2006
Sobre câmbio, produção, salários e emprego
Claudio S. Dedecca
05/06/2006
Nas últimas semanas a mídia tem veiculado diversas notícias sobre as decisões das empresas montadoras de automóveis e caminhões sobre redução de emprego e deslocamento de produção nos espaços nacional ou do Mercosul. A principal razão apontada pelas empresas tem sido a valorização cambial, que vem reduzindo os ganhos obtidos com a exportação de veículos.
As manifestações das empresas montadoras sobre redução de emprego e deslocamento de produção refletem os efeitos perversos da valorização cambial, mas, fundamentalmente, a incompatibilidade da política econômica atual com uma estratégia de desenvolvimento. Ao impor um desempenho instável e medíocre do mercado interno, a política econômica reforça posturas oportunistas das grandes empresas, ao estimular que elas privilegiem somente estratégias de curto prazo, fortemente focadas nos custos correntes de produção.
Claudio S. Dedecca
05/06/2006
Nas últimas semanas a mídia tem veiculado diversas notícias sobre as decisões das empresas montadoras de automóveis e caminhões sobre redução de emprego e deslocamento de produção nos espaços nacional ou do Mercosul. A principal razão apontada pelas empresas tem sido a valorização cambial, que vem reduzindo os ganhos obtidos com a exportação de veículos.
As manifestações das empresas montadoras sobre redução de emprego e deslocamento de produção refletem os efeitos perversos da valorização cambial, mas, fundamentalmente, a incompatibilidade da política econômica atual com uma estratégia de desenvolvimento. Ao impor um desempenho instável e medíocre do mercado interno, a política econômica reforça posturas oportunistas das grandes empresas, ao estimular que elas privilegiem somente estratégias de curto prazo, fortemente focadas nos custos correntes de produção.