01 dezembro 2005

 

O óbvio em números
Luís Nassif

01/12/2005

Qual o conceito de equilíbrio macroeconômico dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Antonio Palocci Filho? No últimos anos, a safra agrícola explodiu, preços e câmbio favoráveis garantiram superávits comerciais ao país, lucros expressivos ao setor e até investimento em infra-estrutura -por sua conta e risco, plantadores de soja passaram a investir em estradas em Mato Grosso, estimulados pelo governador Blairo Maggi.


Como conseqüência dessa abundância, houve investimentos adicionais na lavoura, valorização no preço das terras e dos insumos, mudando a estrutura de preços do setor. Aí a área econômica permite uma apreciação fantástica do real.

Toda a estrutura de custos da economia foi para o vinagre. Os ministros que enchem a boca ao falar em previsibilidade desmontaram de maneira imprevisível a mais promissora cadeia produtiva revelada pelo país nas últimas décadas.A queda do PIB (Produto Interno Bruto), de 1,2% no terceiro trimestre, é apenas uma conseqüência dessa forma peculiar de tratar o termo equilíbrio macroeconômico.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?