05 janeiro 2006

 

As chances de Lula em 2006
Paulo Nogueira Batista Jr.
05/01/2005

Uma coisa ficou clara ao longo do ano passado: uma parte da elite brasileira, possivelmente a maior parte, está mobilizada contra a sua reeleição -e essa é uma das principais barreiras que Lula terá de enfrentar em 2006. No Brasil, as elites formam um clube bastante fechado, que controla os principais meios de comunicação, boa parte do Congresso e do próprio governo federal. Exerce influência avassaladora sobre a área econômica, especialmente sobre o Banco Central.

Os integrantes do clube, por sua vez, descobriram, encantados, que é perfeitamente possível "sangrar" o governo e o presidente da República sem desestabilizar a economia e sem perturbar o andamento da política econômica que tanto lhes favorece.

Nesse ambiente, Lula só tem um caminho: acelerar o crescimento da economia. A ampliação do ritmo de crescimento da produção, com aumento mais rápido dos níveis de emprego e renda, é a única forma que ele tem de conquistar o povo e neutralizar o enorme desgaste resultante dos escândalos de corrupção e sua intensa divulgação na mídia nacional. Em outras palavras, restaria ao lulismo tentar reeditar, de alguma maneira, o velho mote adhemarista: "Rouba, mas faz".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?