08 junho 2006

 

As duas lógicas do investimento
Luís Nassif
08/06/2006

Vamos tentar entender o jogo de interesses em torno do livre fluxo de capitais a partir da lógica de uma empresa privada -a Telemar- e o interesse nacional, entendido como os chamados fundamentos da economia. A Telemar pretende entrar no Novo Mercado, transformar todas as suas ações em ordinárias (com direito a voto) e sair atrás de grandes investidores internacionais.

E com a macroeconomia, o que ocorrerá? Ao entrar, os investidores estrangeiros converterão seus dólares em reais, apreciando mais ainda a cotação do real. Vão aumentar a liquidez (o dinheiro em circulação) na economia, obrigando o Banco Central a emitir títulos para enxugar o excesso de dinheiro. Ou seja, haverá impacto na dívida pública. O dólar que entra no bolso de quem vende seu ativo rebate direto na dívida pública.

Essas mudanças societárias na Telemar poderiam ser realizadas recorrendo exclusivamente ao mercado interno, assim que os juros baixassem mais um pouco, liberando recursos da dívida pública para investimentos. Obviamente o preço da empresa seria menor, pela redução dos candidatos a investidores.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?