13 janeiro 2006

 



Alternativas à desintegração?
Leonardo Boff

13/01/2005

A autonomização da economia capitalista levada a nivel global tende a realizar a profecia de Marx: destruir as duas fontes de sua riqueza que é a natureza e os seres humanos. Para universalizar seu projeto, ela precisaria de outras três Terras iguais a essa. Como isso é impossível, ela continua a acumular só para si, a criar crescentes desigualdades e a devastar a natureza.

Por todas as partes do mundo há grupos, iniciativas e formas de produção que conscientemente colocam a vida e a Terra no centro das preocupações. Se vier o desastre que prevemos, serão estes que terão a ciência necessária e as experiências acumuladas para continuar o projeto civilizatório humano sobre outras bases mais esperançadoras para a vida e a humanidade. Dai a importância que o número deles cresça.

A vida humana no processo de evolução passou por terríveis crises que quase exterminaram a espécie, especialmente nas grandes glaciações. Mas sempre sobreviveu. Oxalá desta vez não seja diferente.

Comments:
Olá é para mim sempre muito interessante passar por este espaço.
Admiro o teu olhar acutilante, sobre o que se passa no teu país e não só.
Parabéns.
Quanto à sobrevivência da espécie humana… eu escolhi chamar-me de Lince. Precisamente porque me sinto como fazendo parte de uma espécie em vias de extinção. Mas até lá, há que continuar a lutar. Força ai.

 

Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?